domingo, 14 de novembro de 2010

Xixi por ansiedade

Nessa ultima edição da rev. Cães & cia (nº 378) uma leitora pediu para que fosse respondida uma dúvida recorrente aos donos de cães. Ela deixa sua cachorra na varanda e quando a solta, ela faz xixi na sala. É importante para um cão, especialmente no caso dela que é de companhia, ficar perto do seu dono.  Os cães apegados ao dono, ficam mais ansiosos quando se separam deles e ao invés de ser uma correção se torna um suplício para eles e pior, ineficaz. Veja abaixo a resposta:


A nossa shi-tzu, de 1 ano e 1 mês, fica contida durante a maior parte do dia na varanda, local onde faz certinho suas necessidades. Quando a soltamos ela não quer sair de perto de nós. Por isso, segura a vontade de ir ao banheiro ou se alivia em algum lugar errado (quando isso acontece, não reajo). Preventivamente passei a soltá-la somente depois de alimenta-la e depois dela ter feito as necessidades, mantendo-a sob supervisão. Quando pressinto-o que vai se aliviar, ponho-a na varanda. Espero que faça as necessidades, recompenso-a e solto novamente. Essa técnica faz sentido para ela? Ainda dá tempo dela aprender? Produtos como neutralizadores funcionam?
Maria Carolina Dell Eugênio Cremonese, Mineiros, Go.

       Maria Carolina, você utiliza a técnica correta. Mas não está sendo eficaz no seu caso, pois a Mel se sente ansiosa, por querer ficar com vocês ao ser solta e ter receio de ficar sozinha. Isso a faz segurar a vontade de ir ao banheiro ou, então, a leva a se aliviar perto de onde vocês se encontram.
        Para acabar com o problema, recomendo deixá-la solta a maior parte do tempo, com livre acesso à varanda. Quanto maior a certeza dela de que não ficará isolada, mais confiante se sentirá para ir até a varanda fazer as necessidades no lugar certo. Você poderá ajudá-la durante a fase de adaptação, na qual ela provavelmente fará xixi em lugar errado, colocando jornal num segundo lugar, dentro de casa e longe da varanda. Conforme ela acertar, premie e vá aproximando gradualmente o jornal da varanda, até chegar ao local adequado. Enquanto o aprendizado estiver em curso, é recomendável tirar os tapetes da casa.
        Quando a Mel errar, ignore como já faz, e elimine o cheiro do xixi com um desinfetante comum eficaz (alternativamente, você pode usar uma mistura de álcool, água e vinagre). Deixar um cheiro desagradável no local é mais eficaz que neutralizar o odor

Nenhum comentário:

Postar um comentário