quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Como fazer para que seu cão brinque com outros cães e ao mesmo tempo o obedeça:

No início dos passeios, quando o filhote, começar andar na rua, leve-o a um parque que tenha um espaço para cães (Ibirapuera, Villa-Lobos, e outros).


Chegando lá, coloque uma guia longa de 5 metros ou mais. Pode ser a retrátil, mas o ideal são as guias de adestramento. Deixe que ele se distancie um pouco e o chame com o comando que desejar (por exemplo: "Tó". Quando ele chegar perto de você, recompense-o com um afago e também com um petisco bem gostoso. Caso ele não volte, dê pequenos trancos na guia, puxando-o e encurtando-a até que ele se aproxime. Aí recompense-o.
Esse exercício de chamá-lo e recompensá-lo quando ele vem até você deve ser feito não só no parque mas também em casa, como parte de um treinamento diário. 
Se seu cão começar a querer fugir de você, principalmente na hora de ir embora, mantenha a calma. Nesse momento você deve se tornar um monge budista, pois ele irá te irritar muito. Fique calmo, vire as costa para seu cão e finja que está indo embora. Procure não olhar para ele
Por fim, quando seu cão já estiver adulto e acostumado a freqüentar o parque e a voltar sempre que você o chama, é hora de soltá-lo da guia, sem nunca, porém, perdê-lo de vista.
Dicas importantes:
 Jamais dê bronca em seu cão porque ele demorou a voltar para você. Sempre que ele voltar, mesmo que isso leve algum tempo, faça carinho nele. Se você o repreender, ele vai ficar com medo de chegar perto de você. Pode até ser que volte, atemorizado por seus gritos, mas então, em vez de começarem a estabelecer uma relação de confiança, vocês estão se relacionando através do medo, o que é péssimo.
 É comum, nos parques, geralmente se encontrarem sempre os mesmos donos de cães, que, por causa dessa proximidade e do assunto cães em comum, acabam se tornando colegas e até mesmo amigos. Cuidado, então, para não ficar só batendo papo e esquecer do seu cão. A prioridade no passeio é ele e, por mais que ele seja adestrado, ainda assim é um animal, e está sob sua responsabilidade. Não desgrude os olhos dele.
 Sempre tenha um petisco no bolso, mesmo que ele já não precise desse reforço para voltar. Pode ser útil para atraí-lo, numa emergência.
 Não deixe seu cão montar em nenhum cão. Mesmo que o dono do outro diga que não se importa, esse é um comportamento que não deve ser tolerado, pois instiga a dominância, e ela é o primeiro passo para brigas entre cães.
 Também não permita que montem no seu cão. Se acontecer, peça que o dono tire o cão dele de cima do seu. Se você permitir, o seu cão pode de repente acabar atacando o outro cão.
 Evite brigas. Caso seu cão comece a rosnar para outro, e principalmente os dois fiquem se encarando com os olhos fixos, tire-o rapidamente do local, pois essa reação é sinal de encrenca à vista.
 Jogue bastante bolinha para seu cão ir pegar, assim o foco de atenção dele recai na bolinha e ele acabará mal se importando com cães briguentos que possa haver por perto.
Bem, seguindo essas dicas você pode se sentir razoavelmente seguro. Não esqueça, porém, que o mais importante é educar seu cão para que, em qualquer situação, ele sinta que ao lado dele está um líder que ele respeita, ama e obedece. E lembre-se: ao castrar seu cão macho, além de fazer um bem para a saúde do seu companheiro, você terá um cão menos ansioso, mais obediente e brincalhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário