segunda-feira, 4 de abril de 2011

Voluntário aprendiz

Já recebi vários emails com a seguinte pergunta: sou estudante de...e meu TCC é sobre terapia assistida por animais. Amo os animais...como posso entrar nessa área? Vc poderia me dar umas dicas de estágio. ..Segue meu currículo. Obrigada.
Para essa pergunta e para várias outras, minha recomendação é sempre a mesma. Seja um voluntário.
Ao se tornar um voluntário, o estudante ou o profissional no início de carreira, terá uma oportunidade única de cumprir seu papel como cidadão e também terá um rico material de estudo. Mas o principal é que aprenderá na prática.
Infelizmente, poucos estudantes ou profissionais tem essa disponibilidade para ser voluntário. Talvez porque estejam em um ambiente acadêmico, no qual tudo é muito formal. Para o embasamento teórico, tem os livros e para a prática, é preciso realizar os estágios, sendo que, o aluno precisa comprovar que leu os livros e comprovar que fez estágio. É muito burocrático e seguro. Reconheço que é uma rotina que está há anos sendo aplicada, e sair dessa zona de conforto pode ser assustador. Também existe a cobrança. O profissional recém-formado, precisa ganhar salário e entrar logo no mercado de trabalho.
Mas, veja o outro lado. Ser voluntário aprendiz, é uma forma de conhecer a área que você escolheu. Aquele que trabalha em uma ONG, tem a oportunidade de conversar com outros profissionais mais experientes e também pode expor suas idéias sem pressão ou medo de que esteja fazendo algo errado. Você também estará desenvolvendo um trabalho com os assistidos mais necessitados, e o retorno emocional é muito gratificante.
Eu, com 22 anos comecei minha jornada como voluntária na antiga Febem. Desde então, venho aprendendo algo novo a cada encontro com os assistidos e com outros voluntários. Posso dizer, sem nenhuma dúvida, que não dá nem para comparar o quanto aprendi como voluntária e o quanto aprendi em sala de aula.
Minha dica é, se você está procurando ganhar um bom salário, vá procurar um emprego que possa desenvolver um plano de carreira. Agora, se você quer colocar em prática tudo que aprendeu na faculdade e adquirir experiência, seja um voluntário aprendiz. Pode ter certeza que com o tempo surgiram propostas de trabalho remunerado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário